Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Saudáveis e Independentes

Conheça os melhores exercícios para envelhecer com saúde.


Nos Estados Unidos, o Instituto Nacional da Saúde acaba de publicar um artigo descrevendo  os melhores exercícios para permanecermos saudáveis e independentes durante todo o processo de envelhecimento. Ainda que não venha repleto de novidades, esse guia possibilita uma perfeita compreensão das limitações e dificuldades que enfrentamos na terceira idade e nos mostra a melhor maneira para viver com qualidade nesse importante período da vida! O guia é composto por quatro diferentes tipos de exercício. Nos itens a seguir, vamos procurar esclarecer os objetivos, funções e finalidades de cada um deles:

1) Treinamento de força: popularmente conhecido por “musculação”, tem a função de desacelerar a perda de massa muscular que, inevitavelmente, acontece quando envelhecemos. A sua prática exige a utilização de cargas elevadas ou moderadas, que servem de estímulos para que o organismo aprenda a “reter e até mesmo aumentar” a quantidade de massa muscular.

2) Treinamento de Estabilidade: erroneamente conhecido por “treinamento de equilíbrio”, esses exercícios procuram ensinar o praticante a combater as forças desestabilizadoras que nos afetam durante os movimentos diários, sejam eles esportivos ou rotineiros. Um ponto importante é que a prática desses exercícios não requer nenhum aparato especial. Tarefas simples como andar de costas ou, simplesmente, estabilizar-se sobre cada uma das pernas, podem ser ótimas alternativas.

3) Treinamento de Flexibilidade: contrariando o senso comum, os exercícios de alongamento parecem não ter uma correlação muito grande com a prevenção das lesões musculares (a prevenção dessas lesões está muito mais relacionada ao treinamento de força). Porém, a prática regular dos exercícios de flexibilidade, evita que o tempo também nos prive de alcançar os ângulos articulares exigidos nas tarefas do dia a dia.

4) Treinamento de Resistência: exercícios de intensidade moderada e com uma duração entre 30 e 60 minutos. Isso é suficiente para mantermos uma perfeita condição cardiovascular ao longo da vida. Exercícios desse tipo nos auxiliam na prevenção das doenças cardiovasculares e, principalmente, na manutenção do peso corporal. Vantagens? A obesidade está diretamente relacionada a uma imensa gama de doenças crônicas que costumam aparecer na terceira idade. Combater a obesidade é prevenir-se contra essas doenças!

É claro que realização de qualquer um desses exercícios requer a intervenção profissional de uma equipe multidisciplinar. Após o exame médico específico, um profissional de educação física deve determinar as freqüências e as cargas utilizadas em cada um dos diferentes tipos de treino. Afinal, diferentes sujeitos requerem diferentes protocolos de treinamento! Agora é com você: as dicas estão dadas e os conceitos formados. Os mais recentes estudos científicos nos mostram: envelhecer com saúde pode ser uma opção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário