Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Os novos caminhos do Rio


Com a pacificação dos morros, as trilhas voltam a ser uma grande opção para conhecer o Rio de Janeiro do alto.

uma cidade como o Rio de Janeiro, que vai do mar à montanha, quem fica no lado baixo da cidade só vê metade de sua beleza. O verdadeiro caminho das pedras é ver o Rio do alto. A natureza exuberante da Cidade Maravilhosa é cheia de opções, fáceis e adequadas até para principiantes.

As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que devolveram o direito de ir e vir em áreas antes proibidas, deram uma força para a multiplicação das trilhas que levam a esses pontos de vista privilegiados. A seguir, saiba tudo sobre as trilhas que levam ao topo da Babilônia e ao Morro da Urca, aonde se chega também pelo famoso bondinho.

MORRO DA BABILÔNIA
Além de permitir ver Copacabana de ângulos especiais, a trilha do Morro da Babilônia tem um topo privilegiado que contempla o Cristo Redentor, a Enseada de Botafogo, a Baía de Guanabara, o Morro da Urca e o Pão de Açúcar – é muita vantagem para um lugar só.

O acesso se dá pela favela da Babilônia, e os guias são da comunidade, integrantes de uma cooperativa que funciona na associação de moradores. Uma dica: na contratação, certifique-se bem do horário de saída.

- Chega-se ao Morro da Babilônia pela Ladeira Ary Barroso, no Leme. A ladeira, no passado, já foi uma trilha que subia para uma das aldeias indígenas que existiam na região: Jaboracyá, Eyramiri e Panaucu;

- A trilha é pontuada por vistas de Copacabana que incluem o Arquipélago das Cagarras e o Forte de Copacabana;

- Misturam-se na trilha espécies exóticas e remanescentes da Mata Atlântica. Entre as frutas encontradas pelo caminho, estão cajá-mirim, gabiroba, araçá, goiaba, manga, banana e boleira (que só é comestível para os animais). Borboletas, pássaros e o mico-estrela também podem ser vistos pelo caminho;

- A trilha é muito tranquila. Mas é bom ver por onde pisa e tomar cuidado com as formigas e com uma planta que pode machucar, a arranha-gato.

Altura: 226 metros
Grau de dificuldade da trilha: leve
Local de acesso: Leme


MORRO DA URCA
Dispense o bondinho e faça o trajeto do chão até a primeira estação lá do alto pela trilha, que oferece um belo passeio pela mata. O caminho pode ser percorrido em menos de uma hora, dependendo do fôlego de quem se habilita. Chegando lá, um portão dá acesso aos restaurantes, à área de convivência e aos mirantes do Morro da Urca. Na volta, dependendo do horário, dá para voltar ao nível do mar de graça pelo bondinho.

Como o pôr do sol lá de cima é lindo, muitos optam por fazer o passeio ao entardecer. O portão de acesso abre às 8 da manhã e fecha às 6 da tarde.

- O passeio começa na Praia Vermelha, junto ao bairro da Urca. No canto esquerdo da praia, um portão dá acesso à Pista Cláudio Coutinho;

- À direita, a paisagem do mar com ilhas e montanhas já começa a fazer valer o passeio, que envereda pela trilha na altura dos 300 metros da pista;

- A trilha começa em pedras que exigem certo cuidado na descida ou se estiverem molhadas, pois ficam escorregadias;

- De lá, é possível ver, abaixo, a Praia da Urca e parte da construção que foi o Cassino da Urca e, do outro lado das águas da Baía de Guanabara, o Aterro do Flamengo. Da trilha também se vê a Praia Vermelha, a Praça General Tibúrcio, o IME (Instituto Militar de Engenharia) e o Círculo Militar da Praia Vermelha.

- A vegetação inclui Mata Atlântica Submontana e Mata de Restinga, com jurubebas, carrapateiras, cactos, figueiras, quaresmeiras, embaúbas e begônias. Entre as ameaçadas de extinção, estão orquídea-da-gávea, bromélia-da-urca e velózia-branca.

Altura: 220 metros
Grau de dificuldade da trilha: médio
Local de acesso: Praia Vermelha

Uma terceira opção para a turma amadora é a trilha que leva ao Pico do Sacopã ou à Pedra do Urubu, a 130 metros acima do nível do mar. O caminho, que sobe o Morro do Sacopã, fica no Parque da Catacumba, na Lagoa, e proporciona uma vista incrível do Corcovado, da Pedra da Gávea, do Morro Dois Irmãos e da Lagoa Rodrigo de Freitas. Depois das fortes chuvas do ano passado, que causaram deslizamentos, ela ganhou outro traçado – ficou um pouco mais extensa e menos íngreme.

A lista de trilhas parece interminável: Açude do Camorim, Pedra Branca, muitas no Parque da Tijuca, Horto... A hora é de respirar fundo e aproveitar o Rio que vai do azul do mar até o verde montanha acima.



AGÊNCIAS QUE PROMOVEM AS TRILHAS:

COOPBABILÔNIA
(Tel. 21/2295-6649, coopbabilonia.com.br)

RIO HIKING
(Tel. 21/2552-9204, riohiking.com.br)

RIO TRILHAS
(Tel. 21/9312-3442, riotrilhas.com.br)

LAGOA AVENTURA
(Tel. 21/4105-0079, lagoaaventuras.com.br)

TRILHARTE
(Tel. 21/2225-2426, trilharte.com.br)

TRILHAS DO RIO
(Tel. 21/2424-5455, trilhasdorio.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário